IX COPA FB


A Organização Educacional Farias Brito promoverá novamente a “COPA FARIAS BRITO DE XADREZ”, que chega a sua 9ª edição. Poderão participar Crianças e Adolescentes de qualquer escola. As inscrições são Gratuitas. O objetivo permanece o mesmo: popularizar o xadrez entre as crianças e adolescentes. A Referida Copa nas edições anteriores recebeu 742 participantes com idades entre 04 e 18 anos, representando além de Fortaleza, outros 13 municípios, a saber: CAUCAIA, PACATUBA, MARACANAÚ, PARACURÚ, PENTECOSTE, ARACATI, CANINDÉ, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, QUIXERAMOBIM, PALMACIA, EUSÉBIO, GUARAMIRANGA e VIÇOSA, com uma presença feminina excelente foram 198 meninas, fato admirável no enxadrismo brasileiro, pois, representa o percentual de 26%, muito elevado para torneios enxadrísticos.707 crianças e adolescentes debutaram no esporte através da Copa. A ideia é disponibilizar para este público competições regulares com jogadores da mesma faixa etária e habituá-los desde cedo as regras de competições e ao prazer de jogar xadrez.

Agradeço a presença e colaboração de todos vocês, pais, avós, irmãos, professores e especialmente aos jogadores, que tornaram a Copa FB realmente em ocasiões alegres, emocionantes, vibrantes e gratificantes. A programação de todos os torneios, com datas e horários já constam na foto anexa. Os eventos acontecerão sempre aos sábados, a partir das 09h. Solicito se possível às inscrições serão efetuadas até o dia anterior ao evento, para ser possível mensurar o número de cadeiras, mesas, tabuleiros e relógios necessários. Inscrições no dia do evento só serão recebidas se houver espaço físico. A organização do evento solicita que os jogadores levem o próprio material (peças, relógio e tabuleiro), mas isso não impossibilitará a participação dos jogadores caso estes não os tenha. Outro detalhe importante é atentar para a categoria do jogador, para evitar o constrangimento para a criança de ir ao torneio e não participar. Segundo as regras oficiais, leva-se em consideração o ano de nascimento. Por exemplo: um jogador que nasceu em 31 de dezembro de 2007, embora na data do evento ele tenha 10 anos é enquadrado na faixa SUB-12. Segue uma tabela no arquivo anexo.

É objetivo da Organização Educacional Farias Brito, patrocinadora dos torneios, realizar competições alegres e saudáveis para nossas crianças, embora o desejo de ganhar e o espírito competitivo sempre estejam presentes, é importante transformar para todos o xadrez como uma “brincadeira legal”, que mesmo quando se perde uma partida, pode se ganhar um amigo.

Moezio Correia Nunes
Professor de Xadrez
FB Júnior Central / FB Pré-Vestibular Aldeota
(85) 3464-9086 / 99658 49 85

Comentários